Medicina Fetal Aplicada à Prática Clínica
Início do curso: 11/09/2025
Inscrições: Abertas
Dias da semana: Qui, Sex e Sáb.
Duração: 18 meses**
Cidade: Belo Horizonte
Público-alvo: Médicos
Local das aulas práticas: Faculdade Ciências Médicas-MG
Lato Sensu
Presencial
480 horas
Sobre o curso
A ultrassonografia tem se tornado método complementar de diagnóstico com alta resolução e de baixo custo. Dentro da obstetrícia, é método indispensável no acompanhamento e diagnóstico das complicações do período pré-natal. Com a ampliação dos conhecimentos científicos e melhoria da qualidade dos aparelhos de ultrassonografia, a medicina fetal tem se tornado uma subespecialização cada vez mais independente da ultrassonografia e da gestação de alto risco. Existe uma busca intensa por informação e formação no campo da medicina fetal por profissionais de diversas especialidades: radiologia, ginecologia/obstetrícia, pediatria e genética. O curso tem o suporte e a chancela da Fetal Medicine Foundation – América Latina (FMF-LA), o que o torna um diferencial qualitativo para os profissionais que desejam especializar-se em medicina fetal.
A quem se destina?
Médicos Especialistas em Radiologia, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Genética.
O que você vai aprender?
Você será capacitado para atuar com excelência em medicina fetal, desenvolvendo habilidades específicas em diagnóstico por imagem, acompanhamento pré-natal e identificação precoce de complicações gestacionais. O curso oferece uma formação aprofundada e atualizada, permitindo que profissionais de diversas áreas, como radiologia, ginecologia/obstetrícia, pediatria e genética, ampliem seus conhecimentos e estejam preparados para os desafios da prática clínica em um campo em constante evolução.
Diferenciais
Suporte e a chancela da Fetal Medicine Foundation – América Latina (FMF-LA).
Qualificação do corpo docente.
Disciplinas
Clique para ver as disciplinas
Matriz curricular vigente para a turma com início no 2º semestre de 2025.
Corpo Docente
Quando acontece?
11/09/2025
Aulas mensais
Quinta-feira: 18:00 às 22:00
Sexta-feira: 08:00 às 18:00
Sábado: 08:00 às 18:00
Carga Horária
Carga horária teórica: 258 horas
Carga horária prática: 222 horas
Obs: As aulas práticas serão realizadas na Clínica Genus.
Endereço: Rua Jaceguai, 208 – Prado, Belo Horizonte – MG.
Processo Seletivo
Critérios de seleção
O processo seletivo se dará pela análise do curriculum vitae e da justificativa de interesse pelo curso onde o candidato apresenta sua importância em sua formação profissional e acadêmica.
I) Do currículo – coerência entre o curso de graduação e o curso de especialização.
II) Experiência – coerência entre experiência profissional e o curso de especialização.
III) Justificativa – coerência de articulação dos objetivos do candidato com o curso escolhido.
Obs.: Durante o processo seletivo, poderá ocorrer, a critério do coordenador, entrevista para fins de desempate.
Anexar os seguintes documentos no sistema:
• Diploma de graduação em Medicina
• Certificado de conclusão de residência ou especialização em Radiologia, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria, Genética e Ultrassonografia.
• Currículo
O que dizem nossos alunos e ex-alunos
“Sou grato ao Curso de Pós-graduação da CMMG em Cuidados Paliativos, pois houve não só o desenvolvimento da técnica aplicada a guidelines, e sim o desenvolvimento como pessoa e das soft-skills necessárias em um atendimento de qualidade na assistência e gestão.”
Você também pode se interessar por:
Preencha o formulário abaixo: