Venha estudar conosco

Ultrassonografia pulmonar e gástrica no perioperatório

Inscrições: Fechadas

Duração: 1 dia presencial e 15 de mentoria

Cidade: Belo Horizonte

Público-alvo: Médicos que atuam no perioperatório, urgência e emergência.

Local das aulas práticas: Faculdade Ciências Médicas-MG

Tipo

Curta Duração

Modalidade

Presencial

Carga Horária

6 horas

Coordenação:
Professora do Curso de Pós-Graduação em Medicina em Curso teórico-prático de abordagem de vias aéreas e Ultrassonografia pulmonar e gástrica no perioperatório, Doutora Eliane Cristina
Eliane Cristina de Sousa Soares

Sobre o curso

A ultrassonografia à beira leito é uma modalidade diagnóstica já estabelecida como auxílio para condutas em situações emergenciais. No contexto do perioperatório, sua aplicação tem características semelhantes, mas direcionada às complicações específicas desse período e às peculiaridades do paciente cirúrgico. A avaliação do risco de aspiração pulmonar e a determinação de causas de insuficiência respiratória e hipoxemia no perioperatório podem ser realizadas rapidamente com o uso do ultrassom. Treinamentos com esse intuito específico têm sido uma demanda crescente entre anestesiologistas, emergencistas e intensivistas, que buscam se especializar em protocolos aplicáveis a sua rotina de trabalho.

O curso de ultrassonografia pulmonar e gástrica no perioperatório é uma imersão, com aulas teóricas curtas e estações práticas em modelo hands on, baseadas em protocolos já estabelecidos de ultrassonografia pulmonar e gástrica, à beira leito, em pacientes cirúrgicos.

A quem se destina?

Médicos que atuam no perioperatório, urgência e emergência com pouco tempo de atuação ou que desejam complementar sua formação.

O que você vai aprender?

Aplicar a técnica para realização de ultrassonografia gástrica e pulmonar e interpretação das imagens obtidas; avaliar o conteúdo gástrico e utilizar o algoritmo para tomada de decisões em pacientes com jejum inadequado, desconhecido ou com fatores de risco para aspiração pulmonar; utilizar a ultrassonografia pulmonar na abordagem da hipoxemia e insuficiência respiratória perioperatória, sistematizando o exame e permitindo a rápida identificação de causas potencialmente fatais e aplicar protocolo BLUE e avaliação venosa no contexto perioperatório.

Diferenciais

Prática clínica com 4 horas de hands on.

Oportunidade de aprendizado de dois exames distintos em um mesmo curso.

15 dias de mentoria à distância para discussão de casos e dúvidas.

Disciplinas

Carga horária:
Tipo:
Ultrassom gástrico
Carga horária Presencial: 1h
À distância:
Tipo Teórico - Prático
Ultrassom pulmonar
Carga horária Presencial: 3h
À distância:
Tipo Teórico - Prático
Mentoria em grupo
Carga horária Presencial:
À distância: 6h
Tipo Teórico

Matriz curricular vigente para a turma com início no 2º semestre de 2025.

Corpo Docente

Professora do Curso de Pós-Graduação em Medicina em Curso teórico-prático de abordagem de vias aéreas e Ultrassonografia pulmonar e gástrica no perioperatório, Doutora Eliane Cristina
Eliane Cristina de Sousa Soares

Campo para formação prática

Faculdade Ciências Médicas-MG

Invista no seu futuro

1x de:

R$ 1.543,00

Forma de pagamento: boleto bancário.

¹ Em caso de pagamentos feito via boleto bancário a cobrança é disponibilizada no portal do aluno.
² No caso de número insuficiente de inscritos, a instituição poderá cancelar o curso e restituir os valores pagos.
³ A FCM-MG possui descontos específicos para cada público de relacionamento. Confira aqui.

Orgulho de Ser FCM-MG

O que dizem nossos alunos e ex-alunos

“Sou grato ao Curso de Pós-graduação da CMMG em Cuidados Paliativos, pois houve não só o desenvolvimento da técnica aplicada a guidelines, e sim o desenvolvimento como pessoa e das soft-skills necessárias em um atendimento de qualidade na assistência e gestão.”

Bruno Gonçalves
Egresso da Pós em Enfermagem

Você também pode se interessar por:

Nada foi encontrado
Rolar para cima